>>> Como otimizar PC antigo?Olá, Ronaldo! Eu tenho um PC antigo equipado com um processador Pentium Dual Core CPU E5700 com 3.00GHz, 2 GB (gigabytes) de memória RAM, e sistema operacional instalado Windows 10 Pro. Mas ao tentar executar o navegador de internet, ela apresenta uma grande lentidão. O que posso eu fazer para melhorar seu desempenho? O antivírus usado é nativo do Windows 10. Tarcisio Gomes 

Olá, Tarcisio! É preciso levar em consideração que o seu PC possuí somente 2 GB de memória RAM – é o requisito mínimo para navegar na internet num computador como esse. Mas isso não significa que o desempenho será satisfatório. O ideal é fazer um upgrade e adicionar mais 2 GB de memória. Porém, de acordo com a sua pergunta, o seu PC está desprotegido pois o antivírus nativo não é suficiente para proporcionar a segurança apropriada. É possível que existam programas maliciosos instalados que não foram identificados, e por esse motivo o desempenho está comprometido. Para melhorar o desempenho do seu PC, siga os passos descritos abaixo: 

 

1 – Instale um programa chamado Malwarebytes Anti-Malware Free e faça uma varredura em busca de programas maliciosos instalados no navegador de internet. 

 

2 – Instale um antivirus desenvolvido por terceiros para aumentar a segurança do sistema.

 

A coluna Tira-dúvidas de tecnologia já apresentou um guia completo sobre como otimizar o desempenho do PC, confira (aqui).

 

>>> É possível recuperar as mensagens do Messenger que foram enviadas por um usuário que teve o seu perfil excluído? 

 

Oi, Ronaldo! Eu recebi diversas mensagens ofensivas pelo Messenger do Facebook, e gostaria de registrar um boletim de ocorrência na delegacia. O problema é que as mensagens desapareceram depois que o perfil do autor foi apagado. Existe alguma maneira de eu recuperar essas mensagens? Isabela

 

Olá, Isabela! Após o perfil do autor das mensagens ter sido apagado, infelizmente você não terá como recuperar as mensagens envidas pelo Messenger. Se isso acontecer novamente, faça imediatamente capturas de telas para poder registrar as mensagens ofensivas.

 

 

Imagem: Divulgação/LineageOS