Suas conversas podem estar sendo rastreadas. Atenção!

 

Uma nova aplicação, desenvolvida por um jovem estudante da Universidade de Harvard, está dando o que falar internet à fora. A criação de Aran Kahnna faz uso de uma ação automática do Facebook para saber a localização do contato.

 

Não é de agora que cada vez mais empresas do ramo de tecnologia têm se dedicado a basear os recursos de seus aplicativos em geo-localização, mas até onde isso irá chegar?

 

Rastreada 1

 

 

 

 

 

 

Marauder’s Map

Esse é o nome dado para a extensão, traduzida para o português como Mapa do Maroto. Essa extensão, consideravelmente simples, cria um mapa com as localizações do contato, ou seja, se você fica online no trabalho, em casa, no curso ou qualquer outro lugar, essas informações estarão visíveis no Mapa do Maroto para quem use essa extensão no seu navegador. A extensão é disponível para Google Chrome.

O nível de precisão das informações de geo-localização é algo que impressiona por sua real proximidade, diz-se que a faixa de erros é de apenas alguns metros.

 

Como isso é possível?

O Messenger por si só, automaticamente, se utiliza de dados de localização. Dessa forma, tudo que fazemos no Messenger é enviado junto com esses dados de localização. Com isso, o seu smartphone salva, por padrão, essas informações.

Esse pequeno detalhe é o ponto crucial para a criação de uma extensão como a Marauder’s Map, que simplesmente pega essas informações, que até então estão inseridas ocultamente no código da página e converte isso em algo visual, nesse caso, um mapa com a pequena foto do usuário em cima de diversos locais no mapa.

 

Rastreada 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Os riscos

Além da invasão de privacidade, que já é bem desagradável, afinal, ninguém precisa ficar sabendo onde vamos o tempo todo, temos a questão de riscos maiores, envolvendo pessoas que tenham más intenções. Basta ter manter uma conversa com essa pessoa, para que ela fique sabendo de praticamente tudo sobre sua rotina, por onde anda, por onde vai.

Como se prevenir

Para o bem de todos, principalmente os mais preocupados com as pessoas saberem por onde vai, existe uma forma de impedir que o Messenger envie esses dados. No caso do Android, essa opção pode ser desmarcada acessando-se o Menu, dentro do próprio app, na opção Privacidade e lá haverá o item em questão, basta desativá-lo.

No caso dos aparelhos da Apple, essa alteração deve ser feita externamente, ou seja, através da opção Ajustes, não dentro do app do Messenger. Acesse à opção Ajustes, em seguida Privacidade, depois Serviços de Localização e lá aparecerão os apps que usam

 

 

2 Comments

  1. I just want to say I’m very new to blogs and absolutely liked this web-site. Probably I’m likely to bookmark your website . You absolutely come with fantastic posts. With thanks for revealing your web-site.

  2. I simply want to say I am beginner to blogging and really savored this web page. Most likely I’m going to bookmark your site . You absolutely come with remarkable articles. Appreciate it for sharing with us your webpage.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *