Google Glass: Como funciona esse novo dispositivo de sucesso.

O óculos do Google é sem dúvida uma grande aposta da empresa e um dos dispositivos mais aguardados no mercado. Para especialistas em tecnologia e celebridades a Google disponibilizou o Google Glass, com o intuito de divulgar seu produto e obter feedback dos usuários para que as melhorias fossem feitas. Em maio de 2014 a Google liberou as vendas do smartglass em seu site oficial para aqueles que possuem endereço nos Estados Unidos, porém ressaltando que o produto ainda está em fase de testes. As vendas fazem parte do Glass Explorer Program, e o preço continua o mesmo, de aproximadamente US$ 1,5 mil. Para os que desejam experimentar o smartglass, a Google já está disponibilizando convites que dão direito ao agendamento de uma visita ao Google Glass “Basecamp” em San Francisco, Los Angeles ou Nova York. O objetivo dessa campanha é atrair possíveis compradores e sanar a curiosidade dos possíveis futuros usuários.

 

De tempos em tempos têm-se notícia de um novo recurso do Google Glass em fase de testes, como por exemplo o recurso permite visualizar as notificações somente com uma movimentação dos olhos e o recurso de exploração de locais próximos. De tempos em tempos também há a mudança da data de lançamento, antes prevista para 2014, e agora prevista para 2015, e ao que tudo indica, as restrições comerciais que atualmente rondam o Google Glass só desaparecerão quando o smartglass for oficialmente lançado e sua venda em outros países autorizada.

 

A proposta do Google Glass

 

Através de comandos de voz ou por meio de alguns toques em sua área sensível na lateral direita, o dispositivo será capaz de realizar tarefas como enviar sms, ter acesso a informações online, navegar entre aplicativos, além de gravar vídeos e fotografar. A intenção do Google é que as pessoas deixem seus smartphones no bolso quando usarem o Google Glass, facilitando assim a interação das pessoas com a tecnologia e a informação no cotidiano.

 

Como funciona?

glass

Cybervida .

Nada de visão sendo prejudicada devido ao projetor (a pequena telinha que se localiza no canto da lente) ficar no canto do olho, como muitos pensam. O projetor, após ser ajustado ao olho do usuário, irá projetar a imagem direto na retina, o que possibilita ver a imagem nítida e não ter a visão do “plano de fundo” prejudicada. Devido à isso, a sensação é de que se está olhando para um grande monitor.

Na parte mais destacada da armação está tudo que o Glass necessita para funcionar, ou seja, seu processador, a câmera para vídeos e fotos, o microfone, a pequena tela que parece um cristal quadrado, os sensores e o dispositivo de som.

O Google Glass conta com dois tipos de lentes, e a substituição de uma por outra pode ser feita pelo usuário com facilidade. A lente mais escura facilitará ao usuário enxergar as imagens projetadas com mais nitidez quando estiver exposto a claridade.

O Google Glass conta com um fone de ouvido próprio, que é conectado na porta micro USB, e o som dele é projetado no crânio do usuário através de um pequeno botão localizado atrás da orelha. Este botão vibra, emitindo sons que somente o usuário do Glass consegue ouvir.

Ao dizer “Ok Glass”, o dispositivo sai do modo standby e fica pronto para executar o comando que será dado. Para tirar uma foto, por exemplo, dizer “Ok Glass, take a picture” (Ok Glass, tire uma foto) basta para que a foto seja tirada. Por enquanto, os comandos de voz só são possíveis na língua inglesa.

O Google Glass é uma verdadeira inovação tecnológica, complexa e ao mesmo tempo brilhante, rica em detalhes e façanhas. Para deixar mais compreensível o funcionamento do dispositivo, o site alemão Brille-Kaufen.org  criou um infográfico que explica como funciona o Google Glass. Veja o infográfico e entenda, ainda mais, como o smartglass da Google funciona.

 

Este infográfico é licença Creative Commons  do site Brille-Kaufene  foi traduzido para o português pelo site

1 Comment

  1. I just want to say I am newbie to blogging and really enjoyed you’re page. Very likely I’m planning to bookmark your blog post . You amazingly have excellent writings. With thanks for sharing your website.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *