Chromebooks: você não precisa do Windows para ser feliz

 

Saiba como funcionam os Chromebooks, laptops desenvolvidos pela
Google que prometem popularizar a computação em nuvem

 

Atualizações automáticas, rapidez, portabilidade, segurança e milhares de aplicativos gratuitos: quem é que não vai querer  tudo isso? Pois saiba que isso é o que a Google vem prometendo para os usuários que adquirirem seus novíssimos laptops, popularmente chamados de Chromebooks.

Um Chromebook não vem com Windows instalado, mas sim com o “Chrome OS”, um sistema operacional baseado no Linux que foi 100% projetado para o uso online, ou seja, “na nuvem”.

Trabalhando nas Nuvens

Mas você sabe o que vem a ser “computação em nuvem”? Resumidamente, esse termo se refere ao uso de sistemas que armazenam seus dados em servidores remotos e compartilhados via Internet.

Os usuários dos serviços do Google — em especial, Google Drive e Google Docs  — entenderão bem este conceito: quando você abre uma planilha no Google Docs, você está se utilizando de um software que está instalado em um computador remoto para criar, editar, salvar e até mesmo compartilhar informações.

Caso seu computador dê problema, não há crise: basta abrir o Google Docs em outra máquina, sua planilha estará lá te aguardando.

Chrome OS

Há alguns anos, o conceito de um computador que rodasse sistemas a partir da Internet parecia uma coisa totalmente impossível. Porém, com a popularização das conexões com a rede mundial de computadores, muita coisa mudou.

De olho na “Nuvem”, o Google iniciou sua campanha em 2008, com o lançamento do navegador — não confunda com o sistema operacional — Google Chrome, que inovou ao solicitar o login do usuário à sua senha do Google. Logados aos serviços da empresa, os usuários poderiam facilmente acessar aplicativos como o Gmail ou a própria agenda do Google.

Os usuários foram se acostumando aos serviços hospedados remotamente, e mais tarde, o Google começou a utilizar seu navegador como plataforma para desenvolvimento de pequenas aplicações.

Hoje, através da Google Web Store, é possível instalar jogos, tocadores de música e até mesmo aplicativos diretamente em seu navegador.

O Chrome OS (sistema operacional dos Chromebooks) foi a evolução natural desse conceito: através de um sistema operacional leve e de código aberto, tornou-se possível acessar as mesmas aplicações oferecidas pelo Google Chrome nos PCs convencionais

Vantagens dos Chromebooks

 

  • Atualizações automáticas
  • Prontos para uso
  • Não necessitam de antivírus
  • Ultra portáteis: o modelo produzido pela Samsung pesa pouco mais de um quilo
  • Milhares de aplicativos
  • Incompatibilidade com softwares de outras plataformas
  • Teclado diferente do padrão dos notebooks convencionais
  • Embora existam aplicativos que permitam o uso off-line, o usuário ficaria “a ver navios” caso fosse desconectado da Internet.

Desvantagens dos Chromebooks

    • Incompatibilidade com softwares de outras plataformas
    • Teclado diferente do padrão dos notebooks convencionais
    • Embora existam aplicativos que permitam o uso off-line, o usuário ficaria “a ver navios” caso fosse desconectado da Internet.

Fabricantes e modelos

 

Os Chromebooks são por enquanto produzidos pela Samsung e pela Acer. Cada empresa tem seu modelo próprio, mas ambos são licenciados pelo Google.

O Chromebook da Acer custa em torno de R$ 1.299,00 e tem tela de 11,9” e 1,3 kg de peso. A inicialização total do sistema de dá em menos de 20 segundos, e a bateria promete durar até 4 horas.

O modelo da Samsung é mais barato, e mais vantajoso ao consumidor interessado: com um custo de R$ 1.099,00, o aparelho tem uma bateria de longa duração — até 7 horas — e inicialização ultra rápida — menos de 10 segundos para ficar pronto para uso!

 

1 Comment

  1. I simply want to say I am beginner to blogging and really enjoyed your web site. Almost certainly I’m want to bookmark your blog . You surely have wonderful well written articles. Thanks a lot for revealing your blog site.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *