Seis Dicas quentes para você, com aquele seu PC antigo;já fora de uso

 

Seis coisas que você pode fazer com seu PC antigo

Não seja parte do problema do lixo eletrônico, ajude o planeta reaproveitando aquele velho PC que você pensa seriamente em jogar fora!

Você trocou seu computador, e agora não sabe o que fazer com a máquina velha. Vender a máquina — pelo menos para este artigo — está totalmente fora de questão: como é uma máquina antiga, então pode ser que você não consiga um comprador interessado, nem um valor financeiramente compensador.

O mundo já está cheio demais de lixo eletrônico, então a tendência atual é a reciclagem e o reaproveitamento. Que tal então reaproveitar o seu velho PC para realizar algumas tarefas úteis?

Preparamos uma lista com seis tarefas simples que podem ser realizadas por qualquer leigo: não precisa ser nenhum “hacker” para

1) Estudar um novo sistema operacional: se você tem vontade de aprender Linux, mas tem medo de danificar seu computador “titular” com os muitas vezes complicados procedimentos de instalação deste sistema operacional, tente utilizar seu micro antigo como ferramenta de aprendizado!

Existem inclusive diversas distribuições Linux totalmente voltadas para o uso em micros antigos: tente, por exemplo, o Lubuntu, que é uma variante leve do popular Ubuntu. Você não vai se arrepender!

2) Servidor de arquivos: este é bem simples: mantenha seu velho PC conectado à rede e crie nele uma ou mais pastas compartilhadas (com senha, de preferência). Nesta pasta, você poderá gravar todos os arquivos que deseja manter no servidor, para acesso rápido a partir de qualquer máquina conectada à sua rede.

Caso queira dar uma incrementada, instale o Dropbox para fazer o backup automático na nuvem: com este software, você terá um nível adicional de segurança, pois seus arquivos serão replicados nos servidores do Dropbox. Ou seja,  se por alguma desgraça seu PC pifar, todos os seus arquivos estarão à salvo na nuvem!

3) Servidor de Mídia: se seu PC antigo tem uma placa de vídeo razoável, tente utilizá-lo como estação de mídia. Para isso, basta conectá-lo ao seu aparelho de televisão através de cabos VGA ou HDMI. Para o controle do mesmo, pode ser interessante a aquisição de um combo de mouse/teclado sem fio.

Instale todos os codecs de vídeo mais populares e mapeie uma pasta na rede para gravar os filmes que você vai querer assistir e… voilà! Você já tem em mãos uma excelente smart TV de baixo custo!

4) Computador reserva: esse é até óbvio: deixe seu velho PC em um canto qualquer, pois mais cedo ou mais tarde você pode precisar de um computador reserva para fazer o “serviço pesado”.

Quer um exemplo? Todo mundo sabe que não é muito bom ficar usando o PC enquanto se grava um DVD, pois qualquer errinho pode acarretar na perda da mídia, sem falar do tempo desperdiçado. Desta forma, que tal usar sua maquininha antiga para gravar DVDs enquanto você joga seu game favorito?

5) Retrogames: se você gosta de jogar, provavelmente sabe o que é um emulador. Quer matar saudades das emoções dos velhos videogames? Instale alguns emuladores, baixe as ROMs de seus jogos favoritos e adquira pelo menos um par de  joysticks (tem alguns bem baratinhos nos camelódromos da vida).

Para saudosistas do Super Nintendo, recomendamos o ZSnes. Agora, para quem amava mesmo era o Megadrive, recomendamos o Kega Fusion! Agora, para maior emoção, instale seu PC diretamente na TV: será como voltar aos velhos tempos dos videogames de 16 bits!

ser ótimo para as pessoas necessitadas. Formate seu PC, removendo cuidadosamente todas as suas informações pessoais e doe a maquininha para alguma instituição de caridade.

 

6) Doação: encerramos esta lista de atividades com uma pequena ressalva: o que não é bom para você pode Pois é, rapaz: o seu micro tão desprezado pode ser a oportunidade que as criancinhas de um orfanato podem ter de conhecer a informática: uma pequena atitude de sua parte pode ter uma enorme repercussão no futuro!

1 Comment

  1. I simply want to mention I am just all new to weblog and certainly loved your web page. Almost certainly I’m likely to bookmark your site . You definitely come with perfect articles and reviews. Many thanks for revealing your web site.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *